sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Educação a Distância: Uma alternativa para a licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade de Pernambuco - UPE

A Educação a Distância (EaD) vem se consolidando como uma alternativa para para formar profissionais mais independentes, críticos e competentes. Tem sido utilizada para atender a uma demanda cada vez mais crescente, no que diz respeito à grande quantidade de professores fora de área ou sem graduação, que se encontram em sala de aula, além de atender aos anseios daquelas pessoas que gostariam de seguir a carreira do magistério e até mesmo outra profissão. A maioria dos cursos não são oferecidos nas cidades de origem desses professores ou próximo a elas. Diante dessa problemática, a Universidade de Pernambuco (UPE) tem colaborado para atender a essa demanda, oferecendo cursos a distância, a partir de experiências vivenciadas e consolidadas através dos seus cursos presenciais. Este artigo aborda a experiência que a UPE está desenvolvendo com o Curso de Ciências Biológicas a Distância, em nove pólos distribuídos pelo Estado de Pernambuco e um pólo no Estado da Paraíba. Em princípio, trata-se de uma descrição sobre a inserção desta Universidade frente à elaboração de Projetos de Educação a Distância vinculados à proposta do Ministério da Educação (MEC), na perspectiva de contribuir para minimizar o déficit de professores no Estado de Pernambuco e estados vizinhos, a partir de um consórcio. Esta iniciativa visa, também, contribuir com o debate no que se refere à ampliação para outros cursos a distância, oferecendo a oportunidade àqueles que, de algum modo, “sonham” com a possibilidade de se profissionalizarem a partir de um curso de nível superior. Muitos brasileiros que, por morarem em locais distantes dos grandes centros, acabam por não alcançarem níveis desejados de escolarização. Neste sentido, a EaD pode ser a tão desejada oportunidade. A experiência da UPE tem fortalecido a idéia de que a EaD é uma proposta possível e viável.
Por: Severino José Bezarra Filho
Fonte: revista EDaPECI Vol. 1

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A PELEJA DO VERDADEIRO ARTISTA.

É confuso pensar que no nosso país os verdadeiros artistas não são valorizados da forma que merecem por puro desrespeito da própria população, que prefere, por muitas vezes, gastar seus recursos financeiros para ter na sua casa uma réplica falsa de Picasso, Raoul Dufy, Munch. Eu não colocaria esse quadro na parede do meu quarto:

Mesmo sabendo que há uma história por trás dessas pinturas eu penso: “história por história temos que valorizar as que sabemos que são puras e verdadeiras, como uma amizade, por exemplo”.






Mas esse com certeza estaria até na minha sala principal, pela sua lealdade e pureza de traços:


Interessante como obras de arte de artistas menos conhecidos além de serem bem mais baratas ainda expressam um sentimento puro em cada traço, uma emoção em cada rabisco e o perfeccionismo se faz presente em todas as etapas.
Ninguém nasce sabendo desenhar, como dizia Jean Piaget na sua teoria interacionista, porém desenvolve esse dom que poucos possuem com muito esforço.

DESENHO: DIEL BARROS
FOTO: FILLIPE

POR: JOÃO LUZ

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

“DITADORES DO PENSAMENTO.” E SE A COBRA PICAR?

Temos em nossa constituição presente a lei da biossegurnaça, que veio para amenizar os efeitos nocivos ao meio ambiente por parte do ser humano ela trata de duas polêmicas: a produção e a comercialização de produtos geneticamente modificados e as pesquisas com células-tronco. Mesmo sendo, ainda, criticada por muitos que defendem a vida como sendo uma dádiva de Deus e não precisa de meios para se desenvolver, ora, se realmente a vida vem de uma força superior que nos fez como somos claro que essa mesma força nos deu inteligência sulficiente para desenvolvermos tecnicas de sobrevivência em meio a dificuldades da vida em sociedade.
Muitas vezes nos deparamos com pessoas que se dizem “religiosas” criticando a forma com que a ciência estuda formas de proporcionar uma vida mais saudável para os seres vivos, independente de serem racionais ou não e não vêem que esses esforços de nossos estudiosos fazem a vida ser mais segura e progressiva desenvolvendo formas de crescimento saudável.
Contudo sabemos que no nosso país muito ainda temos a crescer no desenvolvimento dessas técnicas de “sobrevivência” utilizando nossos próprios recursos naturais e fisiológicos, principalmente no que diz respeito à coragem de passar por cima de algumas culturas e de pessoas que não concordam com estudos como clonagem de seres humanos, pesquisas com células-tronco, transposição de rios e ainda fazem a cabeça de poucos que nem sequer procuram saber de que se trata apenas seguem palavras de “ditadores do pensamento” que pensam em fazer do mundo um paraíso, porém comem da “maçã” das farmácias quando a cobra pica.

POR JOÃO LUIZ

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. (TABIRA)

PALESTRA SOBRE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO AUDITÓRIO DO PÓLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE TABIRA-PE.
MESA REDONDA COM AUTORIDADES MUNICIPAIS E ESTADUAIS.








ESSE SOU EU